Sexta, 17 de Setembro de 2021
28°

Pancada de chuva

Floriano - PI

Senado Federal Senado Federal

Projeto de lei prevê curso de defesa pessoal para mulheres

A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) apresentou um projeto de lei que prevê a oferta de cursos gratuitos de defesa pessoal para mulheres. Esse proj...

28/05/2021 às 17h55
Por: Carlos Borges Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
A senadora Soraya Thronicke é a autora dessa proposta - Pedro França/Agência Senado
A senadora Soraya Thronicke é a autora dessa proposta - Pedro França/Agência Senado

A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) apresentou um projeto de lei que prevê a oferta de cursos gratuitos de defesa pessoal para mulheres. Esse projeto (PL 1.813/2021) estabelece que os cursos seriam oferecidos pela rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar ou pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) nas cidades com mais de 50 mil habitantes.

Para tornar isso possível, o texto prevê o acréscimo de um dispositivo com essas determinações à Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).

Na justificação da proposta, Soraya afirma que “tem-se verificado nos recentes anos, em particular durante o confinamento domiciliar causado pela pandemia de covid-19, assustadora elevação do número de casos de violência doméstica e familiar”. Ela também diz que "a letra da lei, embora necessária e bem-vinda, nem sempre é suficiente para proteger preventivamente a mulher de seu algoz".

“Nesse sentido, parece-nos oportuno que a rede de assistência estatal de suporte à mulher ofereça, naqueles municípios com mais de 50 mil habitantes, cursos de defesa pessoal às mulheres interessadas. Dessa forma, estarão as mulheres habilitadas a melhor se proteger”, argumenta a senadora.

Não há data prevista para apreciação do projeto.

Yolanda Pires com supervisão de Patrícia Oliveira

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.