Segunda, 21 de Junho de 2021
89 99408-9358
Educação Educação

'Considero que Enem já está atrasado', diz presidente do CNE

Maria Helena Guimarães de Castro também considera o exame 'ultrapassado'; ela falou durante Congresso de Educação Superior

27/05/2021 11h35
Por: Carlos Eduardo Borges Fonte: R7 - Karla Dunder, do R7
Maria Helena Guimarães de Castro presidente do CNE faz críticas ao Enem - (Foto: Reprodução/site PSDB)
Maria Helena Guimarães de Castro presidente do CNE faz críticas ao Enem - (Foto: Reprodução/site PSDB)

A presidente do CNE (Conselho Nacional de Educação), Maria Helena Guimarães de Castro afirmou nesta quarta-feira (26), durante o XIII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, que o "calendário do Enem está atrasado".

"O cronograma está atrasado, o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que estão organizando, mas ainda não temos as datas", afirmou. "Espero que a prova seja realizada ainda neste ano para não atrasar o calendário do ano que vem também."

Maria Helena também fez críticas ao formato do exame, que considera "ultrapassado". A presidente do CNE destacou que apenas o Brasil e a China realizam um evento desse porte. "Nenhum país com população numerosa realiza um exame com tantas pessoas em um único dia, uma operação gigantesca que mobiliza até a FAB (Forças Aéreas Brasileiras) em um mundo conectado pela internet."

Além da questão logística "gigantesca e caríssima", ela também defendeu uma reformulação do exame para que esteja mais alinhado às diretrizes propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). "Não faz sentido um exame que cobra uma série de conteúdos em um Congresso como este, por exemplo, que discute empreendedorismo e criatividade, por exemplo."

A abertura do congresso foi realizada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, que destacou a necessidade da "educação ser considerada uma atividade essencial" e defendeu o "retorno seguro às atividades presenciais." 

O congresso Empreendedorismo e Educação Superior: Construindo Modelos inovadores em tempos de Covid-19 é online e gratuito e segue até sexta-feira (28).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.