Segunda, 18 de Janeiro de 2021
89 99408-9358
Brasil Covid-19

CHEGOU A SEGUNDA ONDA DA COVID ?

Covid 19

24/11/2020 17h39 Atualizada há 2 meses
Por: Ricardo André Fonte: -
CHEGOU A SEGUNDA ONDA DA COVID ?

 

Pesquisadores brasileiros afirmam que o Brasil vive o “início de uma 2ª onda” da pandemia do novo coronavírus, em nota técnica divulgada na segunda-feira 23. Eles afirmam que “a situação do Brasil se deteriorou fortemente nas últimas duas semanas, e o início de uma 2ª onda de crescimento de casos já é evidente em quase todos os estados, de forma particularmente preocupante nas regiões mais populosas do país”.

Anota Técnica – 22/11/2020 – Situação da Pandemia de Covid-19 no Brasil é assinada por seis cientistas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Salvador (IFBA).

São eles: Antônio Carlos Guimarães de Almeida, Antônio José Assunção Cordeiro, Fulvio Alexandre Scorza, Marcelo A. Moret, Tarcísio M. Rocha Filho e Walter Massa Ramalho.

Segundo os estudiosos, há três fatores para o “aumento explosivo” ou para “manutenção da grande circulação do vírus”.

  •  Falta de testagem sistemática com rastreamento de casos;
  • Falta de uma polícia central coordenada, clara e eficaz de enfrentamento da situação;
  • Afrouxamento das medidas de isolamento sem evidências empíricas, sem uma análise cuidadosa por especialistas.

Os especialistas apontam urgência na adoção de medidas, como uma ação coordenada pelo governo federal, políticas de isolamento e distanciamento social, testagem em massa com rastreamento de contatos, campanhas públicas de informação e apoio financeiro aos cidadãos menos favorecidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.